O joelho é uma articulação muito complexa, porém, nem todas as lesões e as doenças do joelho são tratadas com cirurgia. Há diversas patologias que podem ser submetidas a um tratamento clínico do joelho.

Por exemplo, as tendinites da patela e da pata-de-ganso, a fratura por estresse e a síndrome do atrito da banda iliotibial, muito comuns em atletas, são recuperadas inicialmente por meio de um tratamento clínico do joelho com anti-inflamatórios ou analgésicos, fisioterapia e diminuição das atividades de impacto. Após o alívio dos sintomas e a melhora do quadro clínico, pacientes e atletas devem realizar atividades de condicionamento muscular específico para umr retorno gradual aos esportes.

Outras doenças como bursite, sinovite, artrites inflamatórias ou reumáticas e artrose na fase inicial também podem receber um tratamento clínico do joelho para alívio dos sintomas ou até mesmo a cura conforme cada situação.

Para saber se sua a lesão ou doença pode receber um tratamento clínico do joelho, o paciente deve procurar um médico especialista no joelho que fará o diagnóstico correto e indicará o melhor método para recuperar sua lesão.