dor no joelho 2Dor no joelho não é normal!

É o sinal de alerta mais importante de que há algo errado na articulação do joelho.

A dor no joelho é o principal sintoma de uma lesão ou uma doença na articulação e aparece por diversas razões.

A síndrome dolorosa patelofemoral é muito frequente em mulheres e pode ser causada por desequilíbrios musculares (falta de alongamentos e fortalecimento), desvios do eixo do membro inferior como joelhos valgo ou em “X” e instabilidade ou luxação da patela. O paciente normalmente sente dor para subir e descer escadas, agachar e levantar, pular e andar muito. Também é conhecida como “condromalácia” ou condropatia patelar.

Outra situação frequente que causa dor no joelho é a lesão ou ruptura dos meniscos que são os amortecedores do joelho. Uma lesão pode causar dor para andar, correr, agachar e girar o joelho.

A artrose do joelho também é uma causa comum de dor no joelho. A artrose ou osteoartrose desgasta a cartilagem do joelho lentamente e causa dor progressiva para andar, diminuindo gradualmente a distância que o paciente percorre diariamente, podendo inclusive causar dor à noite e até mesmo ao repouso.

Nos esportes, a dor no joelho pode ser causada por tendinites e lesões agudas dos ligamentos e dos meniscos. A lesão condral (da cartilagem) também é uma causa de dor muito frequente nos esportes.

Outras situações menos comuns como tumores ósseos e cartilaginosos, osteonecrose e cistos também podem causar dor no joelho.

Além disso, pessoas sedentárias que apresentam pouco alongamento e fraqueza muscular acabam sobrecarregando o joelho, podendo sentir dor mesmo sem ter doença ou lesão.

Concluindo, dor no joelho é apenas um sintoma que deve ser analisado pelo ortopedista especialista em joelho que deverá fazer o exame clínico e solicitará exames complementares conforme cada caso.