Rompi o ligamento cruzado posterior. E agora?

O ligamento cruzado posterior (LCP) é o mais resistente do joelho e sua ruptura é menos frequente que a do ligamento cruzado anterior (LCA). Geralmente o LCP é lesionado em traumas diretos com o joelho flexionado, como acontece nos acidentes de moto ou carro, nos esportes (lutas, futebol, rugby) e nas quedas ao solo.
Diferentemente da lesão do LCA, na qual a maioria dos pacientes necessita de cirurgia, a lesão isolada do LCP normalmente é tratada de forma conservadora por meio de imobilização temporária e reabilitação específica com fisioterapia.
Contudo, nas lesões com grande instabilidade do joelho ou associadas à ruptura dos ligamentos colaterais ou do LCA, a melhor opção de tratamento é a cirurgia de reconstrução do LCP realizada por meio da ARTROSCOPIA, na qual o ligamento é substituído por um tendão do próprio joelho do paciente.
Como toda e qualquer cirurgia, a reconstrução do LCP exige habilidade técnica meticulosa e deve ser realizada por cirurgião especialista em joelho com treinamento e experiência nas diversas opções técnicas.