A articulação do joelho possui uma inervação complexa e os ramos articulares dos nervos maiores (femoral, tibial, safeno, obturatório e fibular) são conhecidos como nervos geniculares. Estes nervos estão localizados próximos ao periósteo (membrana que recobre o osso) e inervam a cápsula articular do joelho. Os nervos geniculares principais são: nervo genicular superior lateral, nervo genicular superior medial e nervo genicular inferior medial (figura 1).

O bloqueio dos nervos geniculares é uma nova opção de tratamento clínico para o joelho com objetivo de aliviar a dor no joelho e pode ser utilizado em diversas situações com o objetivo principal de impedir a transmissão do sinal doloroso ao cérebro.

As principais indicações para o bloqueio dos nervos geniculares são os casos de artrose do joelho em que o paciente não melhora da dor com o tratamento conservador convencional como fisioterapia, anti-inflamatórios e infiltração de corticóide ou ácido hialurônico. Além disso, pode ser indicado em pacientes que foram submetidos à cirurgia de prótese total do joelho e continuam com dor e, também, em pacientes que não tenham condições clínicas para serem submetidos à cirurgia de prótese do joelho (exemplos: problemas cardíacos, neurológicos e de saúde mental).

O bloqueio dos nervos geniculares é realizado pelo médico que insere agulhas específicas nos pontos anatômicos com auxílio de ultrassom ou de intensificador de imagens (aparelho de RX usado no centro cirúrgico) (figuras 2, 3 e 4). Antes do bloqueio definitivo, pode ser feito um teste com anestésico para se confirmar o efeito que o paciente terá após o bloqueio.

Há diversos tipos de bloqueio genicular, sendo que os mais utilizados são a ablação com radiofrequência térmica ou pulsátil. Mais recentemente, a radiofrequência resfriada tem sido mais recomendada pois possui um melhor controle da temperatura da ablação nervosa, diminuindo o risco de complicações.

Os resultados do bloqueio genicular são variáveis e dependem do tipo e do grau da artrose no joelho, da cirurgia prévia e do perfil do paciente tratado. Estima-se que os efeitos de alívio da dor proporcionados pelo bloqueio genicular possam durar de 6 a 12 meses.