A cirurgia de revisão de prótese total do joelho consiste na substituição de uma prótese total do joelho por outra. Esta cirurgia é indicada quando há soltura, desgaste ou infecção na prótese primária.

Nesta situação, é imperativo que o paciente esteja em boas condições clínicas e que faça uma avaliação e um preparo pré-operatórios detalhados para que a cirurgia seja realizada com segurança.

Na cirurgia, os implantes e o cimento ósseo da cirurgia prévia são retirados e o osso é preparado para a colocação da nova prótese. Contudo, muitas vezes há falhas ósseas que devem ser tratadas com uso de calços metálicos ou enxerto ósseo e também associadas a hastes metálicas conforme o caso exigir. Além disso, é muito importante que os ligamentos colaterais estejam íntegros pois, caso contrário, há necessidade de colocar uma prótese com maior estabilidade ou constrição (tipo HINGE).

A cirurgia de revisão de prótese total do joelho é uma das mais complexas cirurgias do joelho. Exige refinamento técnico, experiência e treinamento do cirurgião e da sua equipe e também a colocação de uma prótese de boa qualidade. 

Se você já fez a cirurgia de prótese total do joelho e sente dores ou falseios, consulte um médico especialista em cirurgia do joelho com experiência nesta cirurgia para uma avaliação detalhada do seu caso.