Os estalos no joelho acontecem com muita frequência nas pessoas, independente de idade, profissão e tipo de atividade física ou esporte.
Geralmente esses “barulhos” são normais e refletem a movimentação do líquido sinovial dentro da articulação e entre os compartimentos internos do joelho. Além disso, o estalo no joelho pode ocorrer pela diferença de pressão intra-articular conforme a pessoa faz a flexão e a extensão do joelho, ou também pelo encaixe inicial do osso da patela ao deslizar pelo seu trilho no fêmur (chamado de tróclea femoral).
Contudo, algumas lesões e doenças podem apresentar estalos e dor no joelho como sinais e sintomas do problema. Dentre as mais comuns, a artrose do joelho (osteoartrose ou osteoartrite) e a condromalácia patelar causam estalos (rangidos) devido ao desgaste da cartilagem do joelho. Além destas, lesões de menisco, corpos livres, inflamação, sinovite, artrite, bursite e até lesões ligamentares como a do ligamento cruzado anterior (LCA) podem causar estalos no joelho.
Se você tem estalos ou barulhos no joelho, faça uma avaliação com um médico especialista em cirurgia do joelho para saber a causa e a melhor opção de tratamento para o seu caso.