O joelho é composto por diversos grupos de ligamentos e a lesão multiligamentar do joelho significa que vários destes ligamentos do joelho foram rompidos.
Por exemplo, podem acontecer torções do joelho com lesão do ligamento cruzado anterior com o colateral medial, outras com lesão do ligamento cruzado posterior com o colateral lateral, e outros tipos de lesão multiligamentar do joelho.
Contudo, a lesão mais grave é a luxação do joelho que ocorre quando o joelho sai completamente do lugar. Geralmente são ocasionadas em acidentes de carro ou moto e em atropelamentos. Mas também acontecem nos esportes com traumas de alta energia como o futebol, o rugby, o futebol americano e os esportes de aventura.
Além da gravidade da lesão dos diversos ligamentos, pode ocorrer lesão da artéria poplítea que passa atrás do joelho e leva o sangue para a perna. Esta é uma lesão muito grave e que necessita tratamento de emergência.
Também, pode haver lesão dos nervos da perna, como por exemplo, o nervo fibular comum que é o mais comumente lesionado.
O diagnóstico das lesões multiligamentares e o melhor tratamento para cada lesão deve ser avaliado pelo ortopedista especialista em joelho. Na maioria dos casos, o tratamento é realizado por cirurgia de joelho com reconstrução dos ligamentos rompidos por meio da técnica de artroscopia do joelho e com o uso de fragmentos de tendões do próprio joelho que substituem os ligamentos rompidos.