A cirurgia de prótese unicompartimental do joelho consiste na substituição da região do joelho acometida por artrose (medial ou lateral ou patelofemoral) por um conjunto de peças metálicas e plásticas que são encaixadas no osso e que terá a função de proporcionar mobilidade ao joelho e caminhar sem dor.
Indicação: pacientes com idade ao redor dos 60 anos e que apresentam artrose do joelho em apenas uma das regiões anatômicas. Geralmente, são pacientes que tem sequela de lesões meniscais ou meniscectomias que evoluíram com desgaste da cartilagem (artrose) ou lesão do osso subcondral, como a fratura por insuficiência. Nesta cirurgia, o joelho não pode ter grande desvio do eixo (varo ou valgo).
Vantagens: a prótese unicompartimental permite a preservação da maior parte do joelho, mantendo os ligamentos cruzados, a articulação da patela e o lado não afetado com artrose. Assim, é uma cirurgia menos complexa que a prótese total e proporciona uma recuperação mais rápida e apresenta bons resultados nos pacientes selecionados.
Se você tem artrose no joelho, consulte um ortopedista especialista em cirurgia do joelho para discutir a melhor opção de tratamento e discuta a possibilidade de colocar uma prótese unicompartimental.