A REPARAÇÃO OU REINSERÇÃO do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho é uma das técnicas de vanguarda usada recentemente com o objetivo de preservar o LCA original.
Historicamente, alguns cirurgiões tentaram o reparo do LCA no século 20, mas os resultados da cirurgia realizada na época não eram bons e os pacientes continuavam com instabilidade no joelho. Desde então, diversas técnicas de reconstrução do LCA foram desenvolvidas e houve uma melhora significativa nos resultados e na qualidade de vida dos pacientes.
Contudo, a reparação do LCA é possível atualmente devido ao melhor conhecimento da anatomia, da biomecânica e da biologia de cicatrização ligamentar. Por isso, esta técnica tem sido utilizada por muitos cirurgiões ao redor do mundo nos últimos anos.
Além disso, o aprimoramento técnico e a evolução tecnológica dos materiais cirúrgicos propiciaram mais resistência na fixação do ligamento original e também maior proteção do LCA, como o uso de uma fita sintética chamada internal brace que funciona como um “cinto-de-segurança”.
As indicações mais comuns para a reparação do LCA são as lesões agudas em pacientes jovens e localizadas principalmente na região próxima das origens femoral ou tibial do LCA.
A ressonância magnética é o melhor exame complementar para avaliar a possibilidade do reparo, mas apenas durante a cirurgia de artroscopia que o LCA é inspecionado por completo e, assim, define-se pela realização da reparação.
Caso o LCA apresente lesão nas suas fibras intermediárias, o cirurgião deve optar pela reconstrução (substituição) do LCA com enxerto tendinoso.
As vantagens da reparação do LCA são: manutenção do ligamento original, cicatrização mais rápida que a reconstrução, menos dor no período pós-operatório, reabilitação mais acelerada e retorno mais precoce aos esportes.
Em resumo, a cirurgia de REPARAÇÃO do LCA tem como objetivo manter o ligamento original e tem apresentado ótimos resultados atualmente, sendo uma nova opção técnica em casos específicos de lesão do LCA.
Esta cirurgia deve ser realizada por ortopedista especialista em joelho com treinamento e experiência nas diversas técnicas cirúrgicas.