A ruptura do tendão patelar ou do tendão do quadríceps é causada geralmente por quedas com o joelho flexionado ou freadas bruscas, ocorrendo mais frequentemente em alguns esportes como futebol, rúgbi, vôlei e basquete, mas também em quedas ao solo ou de escadas.
As rupturas destes tendões podem ser parciais ou totais conforme o mecanismo de trauma. Na fase aguda, causam dor no joelho, inchaço, hematomas e sensação de falseio.
Ao exame físico, o paciente apresenta dor, “falha” palpável no tendão rompido, déficit da extensão do joelho, dificuldade para andar e perda da sustentação do peso do membro acometido.
Exames complementares como RX, ultrassom e principalmente a ressonância magnética são úteis para o diagnóstico preciso do tipo de lesão.
A ruptura do tendão do quadríceps acontece mais comumente em atletas acima dos 40 anos, mas também pode ocorrer em pacientes que fazem tratamento prolongado com medicamentos corticóides ou tem doenças sistêmicas crônicas como insuficiência renal, diabetes, artrite reumatóide e obesidade, entre outras.
Já a ruptura do tendão patelar ocorre principalmente em atletas que usam muito a articulação patelofemoral do joelho nos esportes e é mais frequente em pacientes abaixo dos 40 anos.
O tratamento cirúrgico da ruptura do tendão patelar ou do tendão do quadríceps é o mais indicado na maioria das vezes. Na cirurgia, é realizada a reparação do tendão rompido por meio de técnicas de sutura com fios de alta resistência que podem ser combinadas com reforço de outro tendão do próprio paciente ou também com fitas sintéticas que tem por objetivo auxiliar a cicatrização do tendão e acelerar a recuperação do paciente.
No pós-operatório, a reabilitação com fisioterapia já inicia precocemente após a cirurgia e o paciente utiliza muletas para andar e é imobilizado temporariamente com um imobilizador (brace) por algumas semanas. O retorno aos esportes acontece geralmente após 6 meses, dependendo da recuperação da força muscular do quadríceps.
Se você teve queda ou dor súbita no joelho e tem suspeita de ruptura do tendão patelar ou do tendão do quadríceps, faça uma avaliação urgente com um médico especialista em cirurgia do joelho que poderá fazer o diagnóstico preciso e indicar a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Tendão quadricipital do joelho
Tendão patelar do joelho
Imagem de ressonância magnética do joelho demonstrando ruptura do tendão quadricipital
RX do joelho demonstrando patela alta devido à ruptura do tendão patelar